Como decorar paredes com madeira? A madeira é um item que traz “calor” para dentro dos ambientes. Existem diversos tipos que podem ser usados dentro da decoração de uma residência, tanto em estilos mais leves quanto mais rústicos.

Na matéria de hoje, falaremos sobre algumas dicas para usar a madeira na decoração de sua casa ou apartamento. Portanto, se estiver com vontade de saber como decorar paredes com madeira, basta nos acompanhar nessa leitura. Leia conosco!

Como decorar paredes com madeira?

Como decorar paredes com madeira? - Confira 2 dicas essenciais!
midascode pixabay

Afinal, como decorar paredes com madeira? Quando se decide decorar as paredes da sua casa, pensa-se sempre em tinta ou papel de parede e raramente em um material resistente, natural e fascinante como a madeira.

No entanto, um simples elemento ou uma solução de design de interiores é suficiente para renovar e criar um efeito único. A madeira dá um toque chique e elegante, mas também rústico e acolhedor dependendo do estilo.

Boiseries

De qualquer forma, o ambiente ficará mais aconchegante e descontraído. As paredes de madeira, podem ser revestidas com painéis modulares disponíveis em diversas cores, com molduras, embutidos e gravuras, outrora denominadas boiseries, utilizadas nas mais prestigiadas casas do passado.

Hoje existem várias essências, acabamentos e materiais, como cedro, carvalho, entre outros, muito simples de serem instalados.

Combinação com pisos

Os painéis podem ser combinados com pisos como o parquet, laminado ou grés porcelânico com efeito de madeira, escolhendo bem o acabamento e o tipo. Nem sempre é necessário cobrir toda a parede, pois pode sobrecarregar o ambiente principalmente se o espaço não for grande o suficiente.

Você pode optar por uma cobertura de meia altura ou uma única área da casa, criando um contraste de cores. Uma solução adequada para todas as divisões, mas também para o exterior, a entrada e o corredor.

Atenção à umidade

Se os painéis forem utilizados em ambientes úmidos, como o banheiro e cozinha, devem ser tratados de forma adequada e devem ser escolhidos aqueles com propriedades repelentes de água.

No banheiro, o efeito pode ser moderno combinando diferentes cores. Diferentes opções também podem ser avaliadas na cozinha: da despensa à mesa, das paredes à pia.

2 dicas de como decorar paredes com madeira

Divisória para otimizar espaços

Paredes divisórias ou painéis divisores podem ser usados tanto em casa quanto no escritório. Muito útil para dividir e otimizar espaços com um design moderno e minimalista. Uma divisória pode ser compacta para tapar a vista entre um espaço e outro, garantindo maior privacidade, ou aberta que deixa à vista com ripas finas de madeira.

Faixas espaçadas de madeira clara, por exemplo, na sala de jantar, permitem a passagem da luz. A divisória equipada, por outro lado, permite organizar melhor os espaços, sem produzir um efeito fechado e nítido.

Pode ser uma estante ou um guarda-roupa para que seja também útil e funcional. Outra solução pode ser aproveitar a mistura de madeira e vidro para criar um efeito moderno, contemporâneo ou shabby chic.

Esquadrias/Painéis decorativos para um novo visual

As esquadrias podem ser utilizadas a toda a altura, portanto, enganchadas do teto ao chão ou ter uma simples função decorativa para caracterizar uma divisão e renovar o visual. Os boiseries podem ser enriquecidos com prateleiras e nichos obtidos diretamente dentro da estrutura de madeira ou utilizados para criar um cantinho verde com plantas.

Muitas vezes ajudam a criar profundidade ao ligar diferentes ambientes de forma a tornar o espaço mais fluido e orgânico, ou são combinados com portas de correr ou de batente para desaparecer com o efeito repetitivo produzido pelos painéis.

As formas das esquadrias podem gerar um efeito ótico de largura se usadas corretamente e esconder armadilhas e desníveis da alvenaria.

Na sala, podem enquadrar uma lareira, no quarto das crianças um aspecto mais dinâmico, no banheiro como uma cobertura para um efeito Zen. O boiserie de parede também pode servir de moldura para inserir quadros.

As combinações podem ser múltiplas e adequadas a todos os gostos, sejam clássicos ou modernos. Espaço, portanto, para criatividade e engenhosidade para um ambiente com um estilo único.

Vantagens de decorar paredes com madeira

Entre as potencialidades, além do apelo estético, a madeira, que se adapta a qualquer estilo, é um isolante natural capaz de absorver a umidade e melhorar a acústica. É fácil de reparar, se houver riscos basta lixar e as placas podem ser substituídas se estiverem danificadas.

É um material natural e ecológico, biodegradável, basta escolher um certificado pelas diversas empresas que tratam do uso consciente e sustentável das florestas.

Do ponto de vista energético, torna a casa mais eficiente graças ao isolamento, filtra os poluentes presentes no ar, melhorando assim a saúde e o bem-estar. Dependendo da tonalidade escolhida, a madeira pode tornar um ambiente mais claro e valorizar os espaços internos.

Este foi nosso guia para lhe ajudar a implementar a madeira no espaço interno de sua casa. Até a próxima!